Pular para o conteúdo principal

10 DICAS PARA MANTER A CASA ARRUMADA

Extraído do site http://nadafragil.com.br/


1º dica: Por onde começar?


Definitivamente comece pelas roupas. O ideal é você definir um dia certo para lavar as roupas sujas, mas caso ainda não tenha feito e as roupas estejam acumuladas, ligue a máquina de lavar e separe as roupas em montes: montes de roupas claras e montes de roupas escuras. As peças delicadas devem ser lavadas separadamente independentes da cor. Escolha o nível certo de água para a quantidade de roupas a serem lavadas, utilize o sabão da sua preferência e o amaciante, lembre-se de não usar alvejantes, pois eles podem manchar suas roupas brancas.

2º dica: Organizando a Casa

Antes de dividir as tarefas pela casa, procure afastar todos os móveis da parede a fim de facilitar seu trabalho. O melhor sentido para aproveitar seu tempo é começar de dentro para fora, ou seja, dos quartos para a cozinha. Troque os lençóis e fronhas das camas, abra a janela se tiver, para ventilar o quarto, tire o pó de cômodas e penteadeiras. Organize as roupas no guarda-roupa prestando atenção nas mais usadas por você, assim o seu dia a dia ficará ainda mais fácil. No quarto das crianças, além de trocar a roupa de cama, organize os brinquedos em uma caixa deixando o caminho do quarto livre, dessa forma você evita possíveis acidentes.

3º dica: Como lavar o banheiro?

O banheiro sem dúvida é um cômodo da casa que dá muito trabalho. Para fazer a limpeza, procure usar luvas para que os produtos de limpeza não agridam sua pele. Os produtos mais recomendados são os que não possuem cloro, prefira os de aromas mais suaves, muitas vezes pra deixar um cheirinho de limpeza, é comum investir nos produtos com os mais variados cheiros possíveis, mas pra evitar alergias e uma mistura desagradável de diferentes cheiros na sua casa, procure produtos que prometem limpeza sem cheiros exóticos. Use desinfetante no vaso sanitário e lave toda a região, lembrando que o ambiente é propício a criar bactérias.

4º dica: Dê uma geral na sala

A sala de estar geralmente é o lugar mais visto da casa, portanto ela deve estar sempre impecável. Com os móveis já distantes da parede, limpe cuidadosamente os objetos que você tiver na sala com a ajuda de uma flanela ou pano úmido, para retirar o pó e a sujeira, não é necessário usar algum produto. Com uma escova de roupa simples, limpa e seca, passe no sofá a fim de retirar o pó e quaisquer outras sujeiras que podem ter ficado impregnadas no sofá. Escolha um lustra móveis da sua preferência e com a ajuda de uma flanela limpa, passe em seus móveis.



5º dica: É a hora da cozinha!

A limpeza da cozinha deve ser feita diariamente, por se tratar do lugar onde será feito e guardado os alimentos, é imprescindível que tudo esteja limpo e bem longe de bactérias e insetos. 
Mantenha sua geladeira somente com alimentos frescos, procure guardar os restos do dia anterior em vasilhas de plástico com tampa e se preferir use papel alumínio para manter mais protegido ainda suas comidas.
Deixe os armários sempre fechados e seque-os bem depois de limpar com água e sabão, verifique o material de que é feito o armário, caso seja de madeira, não use água, somente um pano ou flanela. 
Para fazer a limpeza do fogão, utilize uma esponja com água e sabão e seque com um pano limpo. Se você quer acabar com a gordura, bicarbonato de sódio com vinagre é um excelente agente. Para deixar as bocas do fogão com aspecto novo, ferve-as com água, sal, vinagre e sabão em pó. Limpe o forno com uma esponja e água com sabão.

6º dica: O que fazer na lavanderia?

Mantenha sua lavanderia sempre ventilada e livre de poeiras. 
Passe um pano molhado por fora da sua máquina de lavar e para fazer a limpeza de dentro, escolha um modo de lavagem e coloque alvejante. Sua máquina vai ficar limpa e livre de resquícios que as roupas deixam ao fim de cada lavagem.

7º dica: Parta para a operação limpeza

Depois que você arrumou os quartos, tirou o pó dos móveis e limpou a cozinha, agora é a vez de limpar o chão de toda a casa. 
Se você tiver um aspirador, aspire toda a casa limpando assim a poeira, caso não, utilize uma vassoura. 
Somente depois de ter tirado toda a sujeira, use um balde para lhe auxiliar e coloque seus produtos preferidos, tomando cuidado com a mistura de produtos com cloro. Use um pano seco e limpo e passe por toda a casa.

8º dica: Detalhes importantes

Se o piso da sua casa for de madeira, tome cuidado na hora de limpar. Evite jogar água com frequência, pois a madeira pode ser danificada. O ideal é que para a limpeza diária, você use somente um pano molhado e quando for fazer uma limpeza mais pesada, jogue água de fato.



9º dica: Mantenha a casa organizada

Defina um lugar certo para cada objeto da sua casa, assim na hora que for limpar, você poupa tempo de ficar procurando onde guardar cada coisa. 
Converse com os outros membros da família sobre cada um dos lugares que os objetos deverão ser guardados e peça para que todos ajudem a manter a organização da casa. 
Seu trabalho ficará muito mais fácil e será mais tranquilo controlar a arrumação da casa.







10º dica: Distribua o seu tempo de forma inteligente

A última dica é para você conseguir organizar e programar toda a faxina da sua casa. 
Para quem não tem muito tempo, a melhor solução é dividir a faxina por dias. Isso mesmo, se você divide a faxina, o trabalho não fica pesado e você pode ir fazendo de acordo com a sua disponibilidade. 
Por exemplo, no domingo procure lavar todas as roupas já que no dia seguinte é segunda-feira e você vai precisar delas no decorrer da semana.
Na segunda-feira disponha-se a arrumar os quartos com as dicas que você acompanhou lá em cima. 
Terça-feira cuide da sua sala e tire todo o pó dos móveis. 
Quarta-feira é o dia da sua cozinha, utilize as dicas que demos e deixe sua cozinha limpinha.
Para o banheiro, reserve alguns minutos todos os dias e faça a limpeza diária. 
Os demais dias você pode ir intercalando uma coisa e outra, assim ao final da semana você terá sua limpa e arrumada sem ficar sobrecarregada.
















Comentários