sábado, 24 de abril de 2010

RETRÔ...VINTAGE ?

Uma das formas de conservar a natureza, ajudar o planeta a gastar menos energia, matéria prima é o reaproveitamento. Nessa onda ouve-se falar muito em Vintage e Retrô.
É a mesma coisa? É algo usado? Velho? De brechó?
Tem diferenças. Vamos lá, seguindo o dicionário:

Retrô: do latim “retro” (para trás). Termo usado para nomear tendência, de qualquer período, que volta a ficar na moda.

Vintage: palavra inglesa que servia para designar o vinho produzido por uma única colheita. O conceito estendeu-se a outros bens de consumo e passou também a designar roupas antigas e usadas. Para que uma peça seja considerada vintage, não basta ser de segunda-mão e comprada em brechó. Precisa ter marcado uma época, ter entrado para a história da moda.
Então vamos ver algumas tendências das diversas épocas para quando você for a um brechó poder escolher com mais segurança algo que realmente vale a pena. E quando olhar uma coleção em "estilo retrô" poder identificar a época.

Período 1900 - Anos 10
Os vestidos era compridos, bastante enfeitados, saias de armação, espartilhos, babados, enfeites. A mulher não trabalhava e podia se vestir dessa maneira, podemos dizer, sem conforto. Na verdade, de acordo com o seu vestir, representava o status da família - quanto mais ricamente trajada, melhores condições possuia seu marido ou pai.

Uma síntese desse período:




E o estilo retrô dessa época


Os espartilhos atuais ...

Nenhum comentário: