Pular para o conteúdo principal

DICA DA SEMANA


Esta é uma dica extremamente importante - pode salvar vidas.
Um tempo atrás, estava no trabalho aguardando o início de uma reunião e fiquei folheando uma revista. Deparei-me com um artigo ensinando a fazer a Manobra de Heimlich, cujo objetivo é desengasgar uma pessoa (como no desenho abaixo). Li e achei bem simples.
Pois bem, um dia depois, olha só a coincidência, fui almoçar e sentados numa mesa em frente a mim estavam um casal com 2 filhos adolescentes. De repente, percebi que a mulher estava tossindo tentando retirar um pedaço de carne que havia engasgado. Os filhos davam água, o marido, tapinhas nas costas e quando percebi ela estava perdendo os sentidos, caindo da cadeira. Instintivamente levantei e ajoelhei no chão atrás dela, pois já havia caído deitada, e pedi para os filhos sentá-la na minha frente e apliquei a manobra. Tentei uma vez e mais uma e em seguida ela cuspiu o pedaço de carne. Fiquei admirada com a facilidade de fazer a manobra. Não precisei fazer esforço nenhum. Até porque não tenho muita força, sou uma pessoa de estatura mediana, e a mulher era mais alta e maior do que eu. Foi realmente muito fácil e simples.
Comentando com o pessoal do restaurante, garçons e gerente, me disseram que não era raro este tipo de situação e eles não sabiam como agir. 
Acho que todo mundo deveria aprender como agir numa situação dessas. 





Comentários