Pular para o conteúdo principal

BOLSA LETRADA....

Já disse aqui o que significa, mas vou explicar de novo:
Upcycle significa transformar algo que está no fim de sua vida útil ou que vai virar lixo em algo novo sem precisar passar pelo processo físico ou químico de reciclagem. O material é usado tal qual ele é. E a partir dele são feitos novos produtos.
Então, aquele livro que iria para o lixo, pode ser transformado numa bolsa! Acredita?






Bem interessante, não?




Vamos ao passo-a-passo.


Material necessário:


Tudo que você precisa, além do próprio livro, é meio metro de tecido, um estilete, um par de alças para bolsa a sua escolha, 80 cm de fita aproximadamente, um botão e uma tarde livre.












1- Separe as páginas do livro da capa com um estilete. Abra a capa e coloque-a deitada; medir o comprimento e a largura. Adicionar mais 2,5 cm, tanto  na largura quanto no comprimento. Corte o tecido nestas medidas para criar o forro de sua bolsa. 
Dobre 1cm e trinta, mais ou menos, em toda volta do tecido, passe a ferro e prenda com alfinetes (para dar o acabamento das partes superior e inferior do forro e para as laterais).




2- Para as laterais da bolsa pegue a capa e coloque-a em pé, aberta como na foto, num ângulo de 45 graus, sobre uma folha de papel. Desenhe um triângulo traçando ao redor da capa do livro e desenhe uma linha reta na frente aberta. Adicione  1cm e trinta para cada lado e para poder fixar nas laterais da bolsa, e dobre-a e passe a ferro ou prenda com alfinetes.

3- Dobre um outro pedaço de tecido no meio (ATENÇÃO, não é o do forro que já está cortado) Pegue o molde desenhado na etapa anterior e prenda do lado interno do tecido, alinhando a base do triângulo com a borda dobrada do tecido que foi passado e preso com alfinetes. 
Corte em torno do modelo para criar um triângulo de dupla face. Unir as bordas com cola de tecido; e passe com o ferro de roupas. Repita para a segunda lateral.

4- Para fixar as alças pegue 40 cm de fita não muito grossa, mas resistente de uma cor que combine com a capa do livro e as alças. Divida em 4 partes (para as 4 partes das alças). Você irá usar 10 cm para cada parte.
Enfie a fita na alça e cole com cola quente no interior da capa do livro, de modo que a alça fique centrada no lado mais comprido da capa. Repita o procedimento para anexar o outra alça do outro lado.


5- Corte dois pedaços de 20 cm cada, da fita. Faça uma laçada com um dos pedaços (como na foto) e cole com cola-quente. Coloque entre as alças (isso fará parte do fecho de botão).














6- Para o outro lado do fecho, passe a fita (de 20 cm)  através de um botão de dois buracos e faça um nó debaixo dele. Prenda  no centro do lado mais longo da capa traseira, pelo lado interno com cola quente.  O botão será o fecho que passará  através do laço do outro lado.







7- Dobre 1cm e 30 de tecido em todos os lados dos triângulos que você fez anteriormente; passe com o ferro para fixar. 
Deixando o livro aberto, cole com a cola quente só as pontas inferiores dos triângulos de tecido de cada lado da coluna (lombada) da capa do livro (aquela parte de onde você retirou as páginas).








8- Corte duas tiras de cartolina ou papel cartão, ou até o pedaço de uma caixa de sapatos velha, do mesmo tamanho que a lombada do livro. Cole 1 das tiras, com cola quente na parte de dentro da capa cobrindo as pontas dos triângulos de tecido que você acabou de colar. Isto servirá de reforço para a parte interna da bolsa, além de dar um melhor acabamento. 






9- Agora anexar as laterais do triângulo para formar os lados da bolsa. Aplique a cola quente naquele 1cm e 30 que deixou de dobra (na etapa 7) no tecido . Pressione o tecido ao longo das bordas interiores da capa do livro. Deixe secar.






10- Para anexar o revestimento feito na etapa 1, remova os alfinetes e aplique a cola quente em todos os lados da capa do livro e sob as bordas do tecido. Pressione o revestimento no interior da capa, iniciando nas bordas superiores e pressionando para baixo, na direção da lombada que você revestiu com papel cartão.



11- Cubra a segunda tira de papelão, que cortou na etapa 8, com tecido e cola quente. Pressione esta parte no interior da capa na parte de baixo, para nivelar e dar acabamento no forro. Prenda com cola quente. Deixe secar, em seguida, pegue sua bolsa e faça sucesso!




Fonte: Country living



Comentários

Anônimo disse…
Estou chocada!!! Como é possivel destruirem um livro para fazer um acessorio por capricho? estarem a despegar a informação da encadernação... informação de pode ser muito valiosa! E é tão fácil mas tão facil e simples fazer uma encadernação desssas... Por favor!
Dicas da Antenada e Reciclada disse…
É claro q a utilização do livro será apenas de um velho, com páginas estragadas, faltando, riscadas ou rasgadas, sem possibilidade de restauração. Encontro livros em lixeiras, manchados, sujos, faltando a maior parte das páginas. O objetivo é aproveitar o q se pode. Ninguém disse q seria para pegar um livro o qual fosse possível restaurar. Sou a 1a pessoa a defender a leitura e adoro livros. Caso alguém saiba como restaurar um livro em casa, seria interessante indicar. Obrigada pelo seu comentário, pois alguma pessoa poderia pensar (o q acho difícil), como vc pensou q estaríamos indicando a utilização de um livro em condições de leitura.