terça-feira, 5 de abril de 2011

BORRA DE CAFÉ: NÃO DESPERDICE !


A borra do café que você faz todos os dias pode ter muitas utilidades.

Há muitas razões para reaproveita-la: “Ela contém substâncias úteis e oferece maneiras simples, econômicas e ecologicamente corretas para resolver vários probleminhas”, diz o biomédico e fitoterapeuta Sérgio Franceschini Filho, da Casa da Terra, centro de estudos de acupuntura e fitoterapia de São Paulo.

Além da decoração, com os filtros do café, como já mostramos  no blog, aqui e aqui , veja essas outras sugestões.

Para dar cor a tintas e no artesanato
Misture um pouco de borra de café às tintas claras para obter um tom pastel. Em peças de artesanato, a borra pode ser polvilhada sobre a cola úmida para obter um efeito decorativo em alto-relevo.


Para neutraliza cheiros na geladeira
Para absorver odores indesejáveis, coloque borra seca de café dentro de uma gaze, num pote de margarina tampado e com furinhos. Deixe na geladeira.


Para combater o mosquito da dengue
A cafeína mata os ovos e o cheiro da borra afasta o perigoso inseto Aedes aegypti. Salpique borra dentro das bromélias e nos locais onde a água costuma empoçar. E, em vez de colocar apenas areia no pratinho dos vasos, misture uma parte de borra para cinco partes de areia, trocando esse composto uma vez por semana.


Para deixar as plantas mais fortes e bonitas 
A cada quatro ou cinco meses, coloque um pouco de borra de café na terra dos vasos ou espalhe nas plantas do jardim. Rica em nitrogênio - um dos principais componentes do solo e o mais consumido pelos vegetais -, a borra é um excelente fertilizante. Além disso, protege as raízes contra fungos, e por isso seu uso é indicado para transplantar folhagens ou plantar mudas. Misture uma parte de borra de café em dez partes de terra. A borra também é excelente para limpar as folhas das plantas que ficam dentro de casa. Dilua uma parte de borra em cinco partes de água, molhe um pano ou algodão e passe. As folhas ficam brilhantes! 


Para repelir lesmas, caracóis e formigas
Basta jogar a borra no formigueiro, no caminho das formigas ou na terra das plantas que se quer proteger. É batata! As formigas saem correndo de lá – e as lesmas e caracóis também desaparecem!


Para o gato não fazer xixi no tapete
Se o gato faz xixi no tapete ou nos cantos da casa, deixe um pratinho com borra no local - e ele não chegará nem perto! É preciso trocar a borra uma vez por semana. Borra de café no jardim tem o mesmo efeito. Há um porém: alguns gatos ignoram a borra, pois seu olfato não registra o cheiro como repelente. É questão de  tentar.


Para dar um toque especial na carne
Na hora de temperar o bife, espalhe sobre ele um pouco de borra de café. Além de a carne ficar muito mais macia, ela ganha um saborzinho diferente e bem gostoso. Todo mundo vai querer saber o seu segredo!


Para combater carunchos
Coloque um recipiente com borra de café num cantinho do armário. Ele vai funcionar como um inseticida natural contra os carunchos.

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário: