Pular para o conteúdo principal

LIXO ZERO

Quando se fala muito sobre um determinado assunto, está na hora de se pensar seriamente sobre isso.

Não é à toa que a palavra RECICLAGEM está em alta. Porém reciclagem não é a solução. Precisamos produzir menos lixo.

O assunto é muito sério. Dentro de pouco tempo não teremos onde colocar o lixo produzido no mundo.
Esse blog tenta mostrar soluções de aproveitamento daquilo que você já tem, ou reutilize materiais que iria descartar, ou que compre produtos que não provoquem tantos danos ao meio ambiente.Na verdade, quanto menos comprarmos, melhor.
Seria muito bom se todos pensasse antes de fazer uma compra: - "Eu realmente preciso disso? Não posso reaproveitar o que tenho?"
Encontrei nesse blog Ecoblogs dicas de como chegar ao Lixo Zero.
Muito interessante, e o blog merece uma visita!
Como chegar a resíduo zero?
  1. Recuse! Basta não comprar o que já possui. Para quê dois ou três carros, trocentas mochilas, N televisores, dezenas de celulares? Sua casa já está superlotada dessas coisas.
  2. Devolva! Aquelas garrafas de vidro, de refrigerantes ou cerveja podem ser devolvidas às lojas, lavadas e enchidas novamente. Envie-as ao local adequado que fará bom uso delas. Não as jogue no lixo!
  3. Retorne! Os produtos eletrônicos precisam voltar aos produtores. Indústrias devem se responsabilizar por seus resíduos. Marcas como a Apple e Dell, já fazem isso. Que tal doar seu celular ou eletrônico e deixar uma pessoa feliz?
  4. Repare! Procure consertar as coisas ao invés de substituí-las. Se não quer mais aquele objeto quebrado, pergunte a alguém que saiba consertá-lo e doe-o!
  5. Reduza! Por que comprar várias caixas ou sacos de um produto, se há disponível uma embalagem econômica? Não compre produtos que utilizam várias camadas de embalagens. Prefira o varejo, compre mais, com menos embalagens.
  6. Adapte: Várias coisas podem ser utilizadas de diferentes maneiras do que aquela a que estavam inicialmente destinadas. Latas, vidros, caixas, tecidos, papéis, borrachas e tantos outros materiais podem se transformar em outro objeto. As caixas de ovos têm me servido muito bem como enchimento de pufes!
  7. Doe! Temos o hábito de jogar muita coisa fora, cedo demais, visando a um novo produto. Doe, ou venda, aquilo que ficou fora de moda para você, embora esteja quase novo. Alguém fará um bom uso dele!
  8. Transforme! Até os restos de alimentos podem se tornar excelentes compostos orgânicos para suas plantinhas. Não tem plantas? Enterre-os no quintal ou dê para sua vizinha que tem um belo jardim ou horta. Ela saberá transformá-los em nutrientes valiosos para sua plantação.

Comentários

Apoena disse…
Matéria excelente... Parabéns,

Abraços
Apoena
Zelia Grillo disse…
Obrigada pela força!
Participe sempre!